Câmara Municipal de Praia Grande homenageou, na última sexta-feira (10), 18 mulheres praiagrandense que se destacaram em diversos papéis e iniciativas em prol do Município. Elas receberam o Diploma Professora Graziela Diaz Sterque, previsto no Decreto Legislativo 06/2006, em solenidade ocorrida no salão nobre da Casa de Leis.

As homenagens foram conduzidas pelo presidente da Câmara, Ednaldo dos Santos Passos (SD), o Reco, pelo vice-presidente, Hugulino Alves Ribeiro (PMDB), o Hugo Ribeiro, pela segunda secretária, Janaina Ballaris da Silva (PT), a Janaina Ballaris, e pela vereadora, Tatiana Toschi Mendes (PMDB), a Tati Toschi. Contou com a presença da primeira dama Maria Del Carmem Padim Mourão e de Carmem Diaz Sterque Manzo, filha e representante da professora Graziela Diaz Sterque.

A homenagem ocorreu em razão do Dia Internacional da Mulher (comemorado em 8 de março) e contou com a presença de um grande número de munícipes, familiares das homenageadas e de convidados de diversas instituições da cidade.

Atualmente, a Câmara Municipal de Praia Grande conta com duas vereadoras: Janaina Ballaris (PT) e Tati Toschi (PSD). Desde a primeira legislatura (em 1969), o Legislativo teve apenas mais três representantes do sexo feminino. São elas: Layde Loria (PPB), vereadora por duas vezes (de 1973 a 1976 e 2001 a 2004); Isaura Campos Garcia (PDS), que cumpriu mandado uma vez (de 1983 a 1986); e Rosana Esteves (PT-PP), também com um mandato (de 2005 a 2008).

A figura da mulher empreendedora, da mulher que atua nas áreas sociais e da educação também foi destaque durante a solenidade. Reco enalteceu ainda o trabalho da professora Iglete Farisco. “Minha homenageada dispensa apresentação de currículo. Funcionaria publica há mais de 35 anos, exerceu um trabalho maravilhoso, que merece meu total reconhecimento”, ressaltou o presidente da Câmara.

Durante a solenidade, cada um dos 18 parlamentares homenageou uma personalidade feminina do Município, com a entrega do Diploma Professora Graziela Diaz Sterque.

Para o presidente da Câmara, a homenagem à uma mulher que se destacou demonstra o respeito com todas as outras mulheres. “Com este reconhecimento, estamos enaltecendo a importância de todas as mulheres da cidade, que, mesmo no anonimato, contribuem com o desenvolvimento de Praia Grande, em suas tarefas cotidianas. ”

QUEM FOI GRAZIELA DIAZ STERQUE?

Graziela Diaz Sterque, poetiza, professora e pesquisadora, nasceu em 24 de março de 1928, em Belém do Pará (PA). Mudou-se para Praia Grande na década de 60, tornando-se referência na divulgação da cultura.

Sua atuação no Município foi marcada, principalmente, por projetos educativos, como o Circuito Cultural, que promovia palestras e campanhas para alunos do ensino fundamental e médio. A professora foi revolucionária. Numa época em que a Cidade ainda não possuía uma biblioteca pública, resolveu reunir, na própria residência, uma grande variedade de livros de todos os gêneros, e abriu este espaço para visitação de estudantes e moradores. Anos depois, fundou a biblioteca, a hemeroteca municipal e a Casa do Poeta.

A pesquisadora também atuou como correspondente do jornal Folha de São Paulo. Foi professora titular da disciplina Folclore Brasileiro, na Faculdade de Artes e Comunicação, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

Graziela Diaz Sterque faleceu em 5 de janeiro de 2003, aos 74 anos.

DIPLOMA “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” 2017
VEREADORES:                                                 HOMENAGEADAS:
Alexandre Correa Comin                               Deusdete Ramires de Souza Silva
Carlos Eduardo Barbosa                                Juciula Ferreira Cortês
Dimas Antonio Gonçalves                             Alaíde Marques Magalhães
Ednaldo dos Santos                                        Iglete Farisco
Eduardo Rodrigues Xavier                             Ruth de Oliveira Vilela Régis
Hugulino Alves Ribeiro                                   Selma Pereira de França
Isaias Moises dos Santos                               Dinah de Camargo dos Santos
Janaina Ballaris                                                Sylvia Manzano
João Alves Correa Neto                                  Marilene Gonçalves Correa
Leandro Rodrigues Cruz                                 Liliana Rocha Agostinho